O Tribunal de Justiça do Paraná remarcou para o dia 25 de agosto, às 13 horas, as provas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional do concurso para juiz substituto. Elas haviam sido realizadas no dia 29 de julho, mas foram anuladas em razão de problemas técnicos ocorridos no sistema de informática da Unifae, local onde foram aplicados os testes. As falhas no servidor impediram parte dos candidatos de salvar os arquivos, o que fez com que eles fossem dispensados pela organização do processo.
O concurso para seleção de juízes substitutos está em sua segunda etapa. Participam 232 candidatos selecionados entre os 1,7 mil inscritos, que fizeram uma prova objetiva na primeira fase. Os aprovados vão para um cadadtro reserva do TJ, que hoje tem cerca de 15 vagas disponíveis.
De acordo com Clóvis de Lara, secretário do TJ responsável pela seleção, esta foi a primeira vez em que as provas foram realizadas no computador. "A mudança tinha a intenção de facilitar a resolução das questões que são muito extensas", diz. As provas de Direito Civil e Direito Processual Civil, que foram realizadas no dia 30 de julho de maneira tradicional (ou seja manuscritas), foram mantidas.
A seleção tem um total de cinco fases. Para facilitar, já que muitos candidatos moram em outras cidades, a organização do concurso optou por realizar as provas práticas no mesmo fim de semana em que serão refeitas as provas anuladas. "As provas de sentença criminal e cível serão feitas nos dias 26 (sábado) e e 27 de agosto (domingo,) respectivamente", informou o secretário.
Além da avaliação prática existem ainda duas etapas: a de investigação e a prova oral. "A expectativa é que o Tribunal consiga ter os nomes dos aprovados até outubro", adianta Lara.