O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (16) que é preciso aguardar "com cautela" as investigações para que seja anunciada a causa do blecaute da última terça-feira (10). "Sabemos que tem a turma do 'eu acho'. Todo mundo agora quer encontrar um culpado", disse.
Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula avaliou que o blecaute que deixou 60 milhões de brasileiros sem luz não foi "nos moldes" do registrado em 2001. Na época, segundo ele, o país apresentava dois problemas distintos: dificuldade na geração de energia elétrica e ausência de linhas de transmissão.
"Nós, agora, temos muita geração e muita linha de transmissão. O blecaute que aconteceu, na verdade, foi um incidente que, até agora, as informações que temos são de um curto-circuito em uma torre em Itaberá, São Paulo."
Ao final do programa, Lula garantiu que o governo brasileiro vai trabalhar de forma intensa na tentativa de evitar que um novo blecaute volte a ocorrer.
O Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) têm até hoje para entregar ao Ministério Público Federal toda a documentação solicitada sobre o blecaute. Os órgãos têm até o dia 26 para indicar os responsáveis pelo local da falha inicial.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora