Aos 4 anos, Tom(na foto com o adestrador Ary) já tem experiência em comerciais, videoclipe e agora em novela| Foto: Fabio Dias/Gazeta do Povo

Leão Ariel

O Canil e Escola Emanuel ficou conhecido em todo o Brasil devido ao leão Ariel, que teve uma doença degenerativa e ficou impedido de caminhar. A história comoveu muitos usuários das redes sociais, que se mobilizaram para arrecadar fundos e ajudar no tratamento do leão. "O Ariel nasceu de cesárea e chegou a dormir na mesma cama que eu e a minha esposa", lembra o proprietário Ary Marcos Borges da Silva. "O próprio tigre Tom vai ao canto em que ficava o Ariel e sente o odor que ainda resta. Tom, como nós, sente muita falta dele também." O leão morreu em julho do ano passado.

CARREGANDO :)

Um dos personagens do primeiro capítulo da nova novela das seis da Rede Globo, Amor Eterno Amor, exi­­bido ontem, foi interpretado por um maringaense. Só que não se trata de um ator, mas, sim, do tigre Tom, de 4 anos, que vive no Canil e Escola Emanuel, em Marin­­gá.

Habituado às câmeras, o tigre já fez comerciais e até videoclipe de uma cantora brasileira, mas nunca tinha participado de uma novela. Na estreia de ontem, Tom contracenou com o ator mirim Caio Manhente, que interpreta o personagem principal da trama, Carlos Rodrigo, na infância – o ator Gabriel Braga Nunes faz o papel na idade adulta. O menino tem o dom de se comunicar com animais, aptidão que é explorada em um circo pelo padrastro dele, Virgílio, interpretado por Osmar Prado.

Publicidade

Gravações

O proprietário do tigre e adestrador, Ary Marcos Borges da Silva, esteve nas gravações nos estúdios do Projac, no Rio de Janeiro, e au­­xiliou durante as filmagens. "Te­­nho de estar presente para acompanhar a cena. Treinei o ator para contracenar com o Tom, passei confiança e credibilidade para ele [Manhente], para os cinegrafistas e aos diretores", conta.

Durante o período em que esteve nas dependências da Globo, o tigre fez sucesso entre os famosos. "A Xuxa se apaixonou por ele. O Tom até nadou na piscina dela", lembra Silva. O animal retornou a Maringá e, por enquanto, não há previsão de novas filmagens.

Outra estrela

Além de Tom, a onça Aquilis também fará participação na trama. Apesar de não ter nascido nem vivido em Maringá, Aquilis deve se mudar para a cidade paranaense para ser treinada no mesmo canil. "A onça é de um amigo meu e já gravou 18 capítulos da novela. Ele [o animal] deve vir para Maringá treinar comigo porque deve continuar a gravar a novela", conta. "Aquilis será o melhor amigo de Carlos Rodrigo [protagonista]."

Publicidade

A onça vem para Maringá porque o canil é referência nacional no treinamento de animais silvestres. "Aqui tenho estrutura e mé­­todos de treinamentos específicos. A onça vem para cá e, quando estiver preparada, deve voltar para o Rio de Janeiro para gravar o restante da novela", diz Silva. O canil existe há mais de 20 anos e no local vivem 12 tigres, 2 leoas e, aproximadamente, 70 cães.