Às 17 horas desta segunda-feira (1º), a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, 63, tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Primeira mulher a ocupar o mais alto posto da corte eleitoral, ela também é a ultima pessoa a se tornar presidente pelo critério de antiguidade e não por eleição, como determina a Constituição Federal.
Regina Helena reiterou que não serão divulgadas ações que tramitam em varas cíveis e criminais contra candidatos que disputarão as eleições de 2010, conforme havia antecipado em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. A não disponibilização das chamadas "fichas sujas" tinha sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A nova presidente também defende o fim de doações ocultas para campanhas políticas e a aproximação do TRE dos advogados, estudantes e da imprensa. Regina Helena também pretende ampliar o quadro pessoal do tribunal para agilizar o julgamento de processos. Para isso, ela estuda a possibilidade de condenados pela Justiça Federal serem integrados ao quadro de funcionários do TER-PR.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião