O Simepar confirmou a passagem de um tornado entre as cidades de Cafelândia e Nova Aurora, no Oeste do Paraná, na tarde desta sexta-feira (9). Vídeos e fotos que chegaram para o instituto de meteorologia, junto com imagens de radares, apontaram para uma tempestade severa na região. Os ventos podem ter chegado a 115 km/h.
GALERIA: Veja imagens dos estragos causados pelo tornado em Palmitópolis
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica que o órgão recebeu imagens que mostram árvores retorcidas e pinheiros cortados ao meio, o que é característico desse tipo de fenômeno. Vídeos também mostram “um funil tocando o solo. A velocidade é difícil precisar, mas, pelas imagens, acreditamos que se trate de um tornado de categoria F0, o mais fraco, com ventos de 65 km/h a 115 km/h”, diz.
Um vídeo divulgado no Youtube pelo Jornal Integração, de Cafelândia, mostra o momento em que o tornado toca o solo e atinge a área rural. O fenômeno ficou concentrado em um distrito conhecido como Palmitópolis e ocorreu por volta das 15h30.
Imagens de satélite feitas pelo Simepar mostram a aproximação da nuvem de tempestade que originou o tornado. De acordo com o meteorologista, como no Brasil esse tipo de fenômeno não tem longa duração, é possível apontar que esse tornado tenha persistido durante poucos minutos.
Para as próximas 12 horas, ou seja, até a manhã deste sábado (10), segundo o meteorologista, as condições para tempestades e eventos meteorológicos mais severos persistem para as regiões Oeste, Norte e Noroeste do Paraná. A passagem de uma frente fria pelo Paraná causa muitas chuvas e ventos fortes. Para as demais regiões, as ocorrências devem ser de chuvas com raios.
Estragos
A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil Estadual e com o Corpo de Bombeiros de Cascavel, que atende a região atingida pelo tornado, que informaram que até as 19 horas não haviam recebido informações sobre o tornado ou estragos causados pelo fenômeno. Também não há informações sobre feridos ou desabrigados.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora