A terça-feira (14) foi dia de contagem dos estragos e de tentar entender o que aconteceu no Sudoeste do Paraná. Dois tornados deixaram um rastro de destruição em municípios da região, na noite de segunda-feira (13). Francisco Beltrão e Mariópolis foram as cidades mais afetadas, com 69 das 71 pessoas feridas.
INFOGRÁFICO: Entenda como um tornado é formado
GALERIA: Veja imagens da destruição causada pelo tornado
Doações
O Provopar estadual está reunindo doações: preferencialmente alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, colchões, roupas e agasalhos, que podem ser entregues nas ruas Hermes Fontes, 315, no Batel, e Sergipe, 1712, Vila Guaíra, em Curitiba.
Família se preparava para “parabéns” quando casa foi destruída por tornado no PR
Leia a matéria completaUma morte
A Defesa Civil confirmou a morte de uma pessoa em Araruna, na região Centro-Ocidental do estado. Um jovem tentou atravessar um rio durante um temporal de sexta-feira para sábado (11) e foi arrastado pela correnteza.
Prejuízos
A prefeitura de Francisco Beltrão divulgou balanço estimando em R$ 5 milhões os prejuízos iniciais causados pelo tornado. São pelo menos 25 propriedades que tiveram danos nas residências ou na atividade agrícola. O levantamento de perdas ainda será atualizado durante a semana.
Ao analisar as imagens de casas de alvenaria devastadas, veículos arrastados, animais mortos e árvores retorcidas, o Simepar confirmou que as duas localidades foram impactadas pela mesma tempestade. Contudo, como as cidades distam 70 quilômetros uma da outra, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, acredita, depois de analisar vídeos e fotos, que houve a incidência de dois tornados. Em alguns pontos, os ventos ultrapassaram os 200 km/h.
“Quando veículos pesados são arrastados a tamanha distância e casas de alvenaria são completamente destruídas, podemos dizer que ficou entre o F2 e o F3”, diz, citando a escala Fujita, que classifica os tipos de tornados. A estimativa da velocidade dos ventos foi feita com base em imagens dos estragos. Já em Mariópolis, os ventos teriam sido de aproximadamente 150 km/h, deixando 50 pessoas feridas –nenhuma em estado grave. Ao menos 30 casas ficaram destruídas e outras 50 pessoas ainda permanecem desalojadas.
Na comunidade conhecida como Km 8, na área rural de Francisco Beltrão, o cenário é desolador. Sete casas foram completamente arrasadas e dezenas de outras danificadas. A cidade registrou 19 feridos – nenhum em estado grave, encaminhados aos hospitais da região. Equipes dos Bombeiros, do Exército, da Copel e da Sanepar, além da Defesa Civil e da prefeitura de Francisco Beltrão, seguem dando assistência aos desabrigados e desalojados.
Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, das 18 horas desta terça-feira (14), até agora mais de 21,2 mil pessoas foram afetadas em 42 municípios do Paraná por causa das chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (10). Além disso, 2.384 casas foram danificadas, sendo que 234 pessoas foram desalojadas (foram para a casa de parentes ou conhecidos) e 9 permanecem desabrigadas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora