Torre iluminada: contagem regressiva para o cinquentenário da emissora| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Começou a contagem regressiva dos 12 meses que faltam para a data que marcou o início das transmissões televisivas no Paraná: no dia 29 de outubro de 2010, a telinha paranaense completa 50 anos. Ontem foi o pontapé inicial das comemorações: a torre de transmissão da primeira tevê do estado, a atual RPCTV, ganhou vida nova com 15 canhões de lâmpadas LED. São 98 metros iluminados em três diferentes alturas, o que faz com que a projeção de luzes ganhe vida. Às 20h30, as lâmpadas foram ligadas oficialmente pela primeira vez. A intenção é deixar a torre iluminada todas as noites e fazer com que ela interaja com a cidade: as cores devem mudar conforme as datas festivas da capital paranaense.

CARREGANDO :)

Para comemorar os 49 anos da televisão, uma missa foi celebrada ontem, às 19h30, na sede da RPCTV. O vice-presidente Mariano Lemanski lembrou, durante seu discurso, a história da televisão, antes chamada de TV Paranaense ou Canal 12. "Ela foi pioneira desde o seu nascimento. Começou com as transmissões em sinal aberto, trouxe o videotape e, no ano passado, foi a primeira emissora do Sul do Brasil a transmitir a programação em formato digital."

O aniversário também marcou a mudança do telejornal Paraná TV 2.ª edição. As sete emissoras do interior do estado passaram a ter um jornalismo ainda mais local. A RPCTV está preparando ainda uma programação diferenciada, que incluiu shows e novos programas. As novidades chegam a partir de janeiro do ano que vem.

Publicidade

Hoje a RPCTV tem cerca de 3 milhões de telespectadores no Paraná. "Por isso nossa preocupação em comunicar com qualidade sempre aumenta. Precisamos informar de forma equilibrada e com textos claros, para que o telespectador não compreenda equivocadamente uma notícia. É um desafio diário", explica o diretor de jornalismo Wilson Serra.

Se hoje a televisão alcança milhões de pessoas no Paraná, de diversas classes sociais, quando foi inaugurada ela era um privilégio para poucos: havia apenas 300 aparelhos em Curi­tiba e somente a classe social mais alta tinha condições de comprá-los. A primeira transmissão aconteceu em 1960, no conhecido Canal 12.