Confira a localização dos seis novos radares instalados em Curitiba:

- Rua Belém, 939 (Cabral) - entre as ruas Campinas e Antônio dos Reis Cavalheiro

- Avenida Comendador Franco, sentido bairro-Centro (Uberaba) - perto da Rua Velcy Bolivar Grandó

- Avenida Prefeito Maurício Fruet, 3310 (Cajuru) - entre as ruas Luiz França e Antônio Meireles Sobrinho

- Avenida Padre Agostinho, 2385 (Bigorrilho) - entre as ruas Cel. Joaquim Taborda Ribas e Dona Alice Tibiriçá

- Avenida Professor Lothário Meissner, 632, sentido BR 277 (Jardim Botânico) - entre a Rua Jorge Meyer Filho e a Linha Verde

- Avenida Professor Lothário Meissner, 632, sentido Centro (Jardim Botânico) - entre a Linha Verde e a Rua Jorge Meyer Filho

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Seis novos radares começam a operar em Curitiba a partir da zero hora desta quinta-feira (6). Os equipamentos serão instalados nos bairros Cabral, Uberaba, Bigorrilho, Cajuru e Jardim Botânico. Ao todo, 36 radares estão em funcionamento na capital. Até o fim de junho, haverá 140 pontos de fiscalização na cidade.

De acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que gerencia o trânsito em Curitiba, os radares serão sinalizados e todos foram aferidos pelo Ipem/Inmetro. Dois deles, localizados na Avenida Professor Lothário Meissner, no Jardim Botânico, vão registrar a velocidade dos veículos e também avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestre.

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Dos 36 equipamentos, sete fiscalizam também estas outras infrações. Durante a madrugada – entre meia-noite e seis horas da manh㠖 os motoristas que "furarem" o sinal vermelho não serão multados por causa de questões de segurança.

Radares antigos

De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, com o fim do contrato anterior com a empresa que gerencia os equipamentos na cidade. Os 140 novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999.

Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instaladas em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. O motorista pode encontrar, em alguns pontos, equipamentos velhos e novos próximos um do outro. No entanto, a Urbs ressalta que apenas os novos equipamentos estão operando e podem emitir multa, o que elimina o risco de o motorista ser punido duas vezes pela mesma infração.

Contrato

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A substituição dos aparelhos antigos está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa responsável pelo gerenciamento dos radares em Curitiba há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de determinação da desembargadora Regina Afonso Portes, da 4.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.

O contrato havia sido assinado em 2004 e desde então vinha sendo prorrogado. Entretanto, a Lei de Licitações (8.666) permite prorrogações entre empresas privadas e o poder público por apenas 60 meses. O prazo já havia vencido em abril do ano passado, mas a Urbs havia prorrogado o contrato com a Consilux por mais um ano. Na ocasião, a prefeitura alegou que se tratava de uma situação emergencial.

Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.