Os funcionários da Sanepar vão aguardar uma resposta da empresa sobre o reajuste salarial até terça-feira antes de deflagrarem a greve geral, que estava marcada para começar na próxima segunda-feira. Eles fizeram uma contraproposta ontem durante uma reunião, em Curitiba, que teve a participação de representantes da empresa, do Ministério Público e da União dos Sindicatos de Trabalhadores da Sanepar (USTS). A proposta será levada para a direção da Sanepar. A promotora Margareth Mattos pediu ao sindicato que espere até quarta-feira para iniciar a paralisação total.
"Se não houver uma proposta concreta até a data oferecida pelo Ministério Público, vamos oficializar a greve. Estamos em posição de alerta", afirma o coordenador da USTS, Gerti José Nunes. Apesar disso, alguns serviços, como a leitura de hidrômetros, serão paralisados na segunda-feira. Os demais trabalhadores vão cumprir sua jornada normalmente. Haverá ainda piquetes dentro e em frente das sedes da Sanepar em todo o estado.
Os servidores cobram um reajuste em torno de 20%, a fim de recuperar as perdas salariais dos últimos dez anos, ou uma reposição linear de R$ 224 para todos os funcionários da empresa no Paraná. Nunes lembra que essa negociação vem se arrastando desde janeiro e lamenta a "intransigência da empresa". "Quero crer que o bom senso da Sanepar vai prevalecer e que voltaremos ao MP só para oficializar o acordo." O sindicalista diz que nesse primeiro momento o abastecimento de água e o serviço de coleta de esgoto não será afetado, mas que a tendência é ter problemas nesses setores se o movimento se agravar a partir de quarta-feira.
Esquema
Já a Sanepar avisa a população que um esquema de emergência foi montado, caso isso ocorra. A primeira proposta feita pela empresa foi pagar 3,12% de reajuste para todos os servidores, o que corresponde ao índice de inflação de março de 2006 até este ano. Como os funcionários não aceitaram, foi feita uma contraproposta, onde 2.553 empregados teriam ganho real de 7,59% e 1.167 ganho real de 3,72%, além da reposição da inflação para todos os empregados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião