Os 1,6 mil professores de escolas muncipais convidados assistiram à apresentação do coral infantil do Colégio Atuação| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Para comemorar o décimo ano do Ler e Pensar, projeto de incentivo à leitura nas escolas, a Gazeta do Povo premiou professores e secretarias municipais de educação que usam o jornal como recurso pedagógico complementar em sala de aula. As melhores práticas, avaliadas por uma comissão formada por educadores e representantes do Ler e Pensar, foram premiadas com um computador durante solenidade no Teatro Positivo, na noite de terça-feira, quando também se comemorou o dia dos professores. As três professoras cujos trabalhos desenvolvidos em sala de aula se destacaram foram: Marcia Biscaro Kaminski, da Escola Municipal Alessandra Cristina Assunção, de Campina Grande do Sul; Adriana Margarete Rolin Gonçalves, do Contraturno Abranches (antigo Projeto Piá), de Curitiba; e Maria Dilma de Magalhães da Silva, da Escola Municipal Jovino do Rosário, de Colombo. No caso das secretarias municipais de educação, avaliou-se o apoio dado aos professores que aderiram à proposta de usar jornais em atividades pedagógicas. As três premiadas foram: Campina Grande do Sul, Colombo e Fazenda Rio Grande.

CARREGANDO :)

O clima no Teatro Positivo durante a festividade era de torcida e euforia. Caravanas de professores saíram de suas cidades para torcer pelos colegas que se inscreveram no concurso promovido pelo Ler e Pensar. Cada vencedor anunciado era saudado com gritos e palmas pela platéia formada por 1,6 mil professores de escolas municipais do Paraná. A premiação, segundo a coordenadora pedagógica do Ler e Pensar, Ana Gabriela Simões Borges, vai se repetir anualmente. Além da entrega de prêmios, os professores convidados assistiram a uma apresentação do coral de crianças do Colégio Atuação e ouviram uma palestra do técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho.

O projeto Ler e Pensar foi criado pela Gazeta do Povo em 1999 e hoje é responsabilidade do Instituto RPC, que concentra as ações sociais da Rede Paranaense de Comunicação. Ele está presente em 555 escolas espalhadas por 39 municípios – 4.863 professores participam do projeto e recebem orientação e treinamento para usar o jornal em sala de aula. É patrocinado pelas empresas Norske Skög, Positivo e Volvo e pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná.

Publicidade

* * * * *

Serviço

para saber mais sobre o projeto Ler e Pensar, acesse www.rpc.com.br.