Mantendo a tradição, a primeira sexta-feira do ano em Curitiba será marcada pela bênção dos carros, condutores e passageiros feita pelos freis capuchinhos. A bênção ocorrerá no dia 1.º de janeiro de 2016 – próxima sexta – das 6h às 21h, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba.
Os freis irão abençoar os fieis na Avenida Manoel Ribas, e também nas laterais e nos fundos da igreja: nas ruas Tenente João Gomes da Silva, Alcídes Munhoz e Júlio Perneta. Trinta e cinco freis farão um esquema de revezamento para atender os condutores de cerca de 20 mil veículos que devem passar pelo local.
A bênção é realizada desde 1971 em Curitiba – sempre na primeira sexta-feira do ano – e é uma adaptação da festa de São Cristóvão. A celebração é para pedir a proteção para os condutores, passageiros e para os veículos e também se trata de um louvor a Deus.
“Bênção significa bem-dizer, ou seja, louvar a Deus. Abençoando os carros, estamos bem-dizendo a graça alcançada, neste caso o carro, agradecendo e, principalmente, pedindo proteção a Deus”, explica o frei Davi Nogueira Barboza.
Colaborou: Getulio Xavier.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora