A comissão realizadora do Prêmio Jabuti divulgou ontem os vencedores da principal condecoração literária do país. Entre eles está o curitibano Caetano Waldrigues Galindo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ganhou na categoria tradução com Ulysses, de James Joyce, publicado pela editora Companhia das Letras.
Confira a lista completa dos vencedores
Além dele, outros paranaenses apareceram entre os ganhadores. Paulo Venturelli ficou em segundo lugar com a obra Visita à Baleia, na categoria infantil. Já na categoria poesia, A Voz do Ventríloquo, de Ademir Assunção levou o primeiro lugar.
Da editora da Universidade Federal do Paraná, o autor Eduardo Ribeiro da Fonseca ficou com o segundo lugar na categoria Psicologia e psicanálise com o livro Psiquismo e Vida: Sobre a Noção de Trieb nas Obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche.
Outros
Em meio à polêmica sobre as biografias não autorizadas, o livro Marighella (Companhia das Letras), de Mário Magalhães, está entre os vencedores do 55.º Prêmio Jabuti, na categoria biografia.
Na categoria Romance, O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam (Record), de Evandro Affonso Ferreira, com quem o Caderno G, da Gazeta do Povo, conversou sobre sua obra no mês passado, venceu.
O primeiro lugar em cada categoria receberá R$ 3.500. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, cada qual reunindo algumas das 27 categorias. Esses receberão mais R$ 35 mil cada um.
Apesar de algumas anulações por erros dos jurados na primeira fase, a comissão acredita que não haverá alterações nos resultados depois da auditoria.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora