As companhias aéreas nacionais transportaram em fevereiro 7,3 milhões de passageiros, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O volume é 14,4% maior que o de fevereiro de 2013 e foi o maior para o mês nos últimos dez anos.
A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2014, com 2,69 milhões, seguida pela TAM, com 2,39 milhões, e pela Azul, com 1,56 milhão.
A Anac também divulgou dados de tráfego de passageiros. A demanda, medida em passageiros transportados por quilômetro, cresceu 11,2% no mercado doméstico no mês passado, na comparação com fevereiro de 2013. "Esse é o maior índice em dez anos para o mês de fevereiro", disse a Anac, em nota.
Já a oferta, medida em assentos oferecidos por quilômetro, diminuiu 0,4% no período. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves nos voos domésticos foi recorde para o mês de fevereiro nos últimos dez anos, de 80,5%, uma melhora ante os 72,3% reportados no mesmo mês de 2013.
Os sócios da consultoria Pezco Microanalysis, Frederico Turolla e Cleveland Prates Teixeira, avaliam que a antecipação de calendário de negócios e a estratégia comercial das empresas aéreas, com a realização de promoções, explicam a expansão. Mas apontam que a base de comparação fraca de fevereiro de 2013 também colabora com um crescimento mais acelerado. "Notamos uma concentração da realização de feiras e eventos corporativos em função dos megaeventos", disse Turolla.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) também já havia apontado que a realização antecipada de eventos estaria influenciado o desempenho das empresas, uma vez que mais de 60% das viagens são feitas por motivo de negócios. "Percebemos uma demanda aquecida, é possível que haja uma reprogramação de compromissos do público corporativo, que está adiantando reuniões e eventos que poderiam acontecer durante a Copa ou no período eleitoral", acrescentou.
Os dados da Anac apontam a Avianca como a empresa que apresentou o maior crescimento da demanda, de 34,4% em relação a fevereiro do ano passado, enquanto a Gol registrou aumento de 19,5%. A Azul, descontando o efeito da fusão com a TRIP, cresceu 10,9%, na mesma comparação. Já a TAM se manteve praticamente estável, com aumento de 0,5% em fevereiro deste ano. "A TAM foi a única empresa que apresentou redução da oferta de assentos, registrando 7,7% em fevereiro de 2014, quando comparada a fevereiro de 2013", acrescentou a Anac. Além dessas quatro empresas, os dados da Anac também consideram os números de aéreas de menor porte, como MAP Linhas Aéreas, Passaredo, Sete e Total. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora