Com a volta às aulas, na segunda-feira, o trânsito em Curitiba também retornou à normalidade: muito movimento e picos de congestionamento pela manhã, na hora do almoço e no fim do dia. Das 7 às 9 horas, a cidade registrou picos de lentidão de 55 a 85 quilômetros, o que representa o dobro do registrado na segunda-feira do dia 27 de janeiro, ainda no período de férias. A estimativa foi feita pela empresa de monitoramento de trânsito Maplink a pedido da Gazeta do Povo. Considerando as médias registradas ao longo do dia, houve incremento de 30% no tráfego.
Anteontem, o tráfego se manteve intenso, com lentidão próxima a 50 quilômetros durante quase todo o dia com exceção das 13 horas, quando esse indicador baixou para 36 quilômetros. O pico de congestionamento de segunda-feira ocorreu às 18 horas, com 108 quilômetros apesar de alto, está abaixo da média registrada pelo Maplink no horário. "Realmente foi um impacto significativo no trânsito, com picos de congestionamento e velocidade menor nos trajetos", relata o diretor da Escola Pública de Trânsito da prefeitura de Curitiba, Cassiano Novo.
A tendência, entretanto, é que os congestionamentos do início da noite aumentem, na medida em que as universidades retomem o calendário regular de aulas. "Na maioria das universidades esta semana ainda é de recepção dos calouros, sem conteúdo significativo em sala de aula. A partir da próxima semana, o trânsito deve aumentar ainda mais, já que as universidades são grandes geradoras de trânsito e concentram as atividades no período noturno", observa Novo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião