• Carregando...

O traficante Osmar Pereira Bezerra, o Bidu, um dos principais rivais do traficante Nem da Rocinha, foi capturado durante a festa de um cunhado em um clube no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Contra ele, havia um mandado de prisão pelo crime de trafico de drogas.

Segundo o delegado da 14ª DP (Leblon), Tales Nogueira Braga, responsável pelas investigações, Bidu comandava o tráfico de drogas na comunidade Tabajaras, em Copacabana, em 2009, quando Nem e outros traficantes tentaram assumir o controle da venda de drogas da localidade.

Bidu foi preso no ano passado após ter sido identificado em imagens feitas por uma moradora do Tabajaras, que ficou conhecida pelo pseudônimo de Dona Vitória, que filmou de sua janela, durante dois anos, a atuação dos traficantes da comunidade e o relacionamento deles com policiais militares. A corajosa idosa de 80 anos, cansada de denunciar os traficantes e de não ver a polícia reprimir os bandidos, decidiu comprar uma câmera e filmar o que via.

A aposentada, que morava há 38 anos em Copacabana, fez um documentário com 22 fitas, num total de 33 horas de gravações. As imagens revelavam o comércio de drogas, o desfile de armas e o consumo desenfreado de cocaína e maconha, inclusive por crianças. O jornal "Extra" teve acesso ao material e só publicou a denúncia quase um ano e meio depois, quando ela decidiu aceitar entrar no Programa de Proteção a Testemunha.

A denúncia, publicada em 2005, rendeu ao "Extra" um dos maiores prêmios do jornalismo brasileiro, naquele ano. Em 2006, nove policiais militares foram condenados a oito anos de prisão por envolvimento com traficantes de drogas da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, A Ladeira dos Tabajaras e o Morro dos Cabritos receberam uma UPP em janeiro de 2010. As comunidades foram ocupadas pelas forças policiais no final de dezembro de 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]