As autoridades policiais da região de Maringá, no Noroeste do estado, estão voltando as atenções para os pequenos traficantes aqueles que atuam nos bairros e disputam pontos de venda de entorpecentes, contribuindo para elevar os índices de violência. Na noite de terça-feira passada, quatro jovens, com idades entre 17 e 28 anos, foram detidos em Sarandi, município que faz divisa com Maringá. Com o grupo, a polícia apreendeu uma balança digital e 85 quilos de maconha.
Pequenos traficantes também foram o alvo da Operação Medellín, que, há uma semana, prendeu 11 pessoas e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão também na região de Maringá. Neste caso, segundo o delegado-chefe da 9.ª Subdivisão Policial, Antônio Brandão Neto, as investigações começaram a partir de um triplo homicídio. "E vamos prender outros traficantes em breve", avisa.
Maringá passou de 30 homicídios no ano passado para 42 neste ano. Também se tornaram freqüentes na cidade os assaltos durante o dia, no centro da cidade. A Polícia Civil informa que 60% dos assassinatos têm ligação com o tráfico e a maioria dos assaltos é feita por dependentes de drogas que vivem nas ruas e roubam qualquer coisa (até bijuterias de pequeno valor) para trocar por drogas e sustentar o vício.