Cerca de 48% dos crimes pelos quais o público masculino responde na prisão estão relacionados a tráfico, quadrilha ou roubo, conforme o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Justiça.
De acordo com o levantamento, 25% dos crimes pelos quais os homens respondem na prisão estão vinculados ao tráfico, 21% a roubo e 2% a quadrilha ou bando. Quando se analisa os crimes cometidos no universo feminino, percebe-se que, proporcionalmente, a participação do tráfico é ainda maior entre as mulheres. Conforme o levantamento, 63% dos crimes a que as mulheres respondem na prisão estão relacionados ao tráfico, 1% a quadrilha ou bando, e 7% a roubo.
Proporcionalmente, o número de crimes de roubo registrado entre os homens é três vezes maior que o verificado entre as mulheres.
Tempo de pena
O levantamento também constatou que mais da metade dos presos brasileiros foi condenada a uma pena de até oito anos, ao se analisar os dados de 134.409 presos que tiveram essas informações disponibilizadas. Apenas 1,7% deles tiveram uma condenação superior a 50 anos.