As lentes de estudantes e professores da Universidade Federal do Paraná registraram a destruição na paisagem e na vida das pessoas provocada pelos deslizamentos de terra ocorridos no Litoral paranaense há exatamente um ano. O resultado pode ser conferido no documentário "Quem acordou o dragão?", exibido em três sessões neste domingo, na Cinemateca, em Curitiba.
O olhar dos responsáveis pela produção, que saíram do ambiente universitário e foram a campo para entender os desdobramentos da tragédia, fica registrado no vídeo. O filme tem quatro partes: o relato das famílias desabrigadas, as respostas das autoridades responsáveis pela prevenção e reconstrução, a explicação científica para o desastre e a análise dos reflexos globais do avanço humano sobre o meio ambiente.
O documentário de 50 minutos terá divulgação nacional e também será apresentado, em breve, para os moradores do litoral. O projeto foi desenvolvido pelo laboratório de divulgação da ciência chamado de Labmóvel que pretende mostrar as relações entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. As sessões serão às 14, 16 e 18 horas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 São Francisco). A entrada é gratuita.