Mais de 1.700 candidatos participaram ontem da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), em Matinhos. Os vestibulandos disputam 475 vagas ofertadas em 15 cursos: 14 de nível superior e um técnico integrado ao ensino médio. Apenas 54 candidatos, de 1.776, não compareceram para realização da prova.
De acordo com a professora Rosana Albuquerque, uma das organizadoras do concurso, não houve nenhum incidente grave. "Apenas ocorreu uma pequena confusão dos alunos para encontrar o local das provas, realizadas em quatro pontos distintos. Por isso, e pela chuva, demos cinco minutos a mais de tolerância antes de fechar os portões", explica.
Nessa primeira etapa, os candidatos realizaram a prova de conhecimentos gerais, composta por 80 questões de múltipla escolha. Um dos aspectos positivos, segundo os vestibulandos, foram as perguntas contextualizadas com fatos da região. "Dificilmente esquecemos de pontos turísticos ou de casos como o assassinato no Morro do Boi, aqui em Matinhos. Isso dá tranquilidade no vestibular", afirma Dener Pedro, de 23 anos.
Residente em Praia de Leste, ele pretende ser aprovado para o curso de Informática e Cidadania. Apesar da média de candidatos por vaga ser de 2,70, o estudante prefere a precaução. "Fiz um ano e meio de cursinho. Mesmo trabalhando como auxiliar contábil, tive tempo para estudar pesado", ressalta.
Dezenas de pais esperaram em frente aos locais de prova. O pescador Jaci Dina, de 44 anos, aguardou mais de três horas pela filha que prestou o concurso para Fisioterapia. "Até parece que sou eu quem está prestando o vestibular, mas é minha filha e eu confio nela", disse Dina.
A filha do pescador tenta uma vaga no curso mais concorrido deste processo seletivo. Fisioterapia tem 10,63 candidatos por vaga, seguido por Gestão e Empreendedorismo (5,40) e Gestão Ambiental (4,97).
O resultado deve ser divulgado no dia 10 de junho, pela internet. A segunda etapa será no dia 21 de junho, quando os aprovados deverão realizar a prova de Compreensão e Produção de Textos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião