O trânsito na Avenida Comendador Franco (a Avenida das Torres) foi alterado, desde as 9h30 esta quinta-feira (1º), por causa do início das obras da trincheira da Rua Chile sob a Comendador Franco. A mudança deve durar três meses. A trincheira vai integrar o binário Chile-Guabirotuba.
Um trecho de 200 metros está interditado, nas proximidades do Palácio Hyogo, no sentido Curitiba-São José dos Pinhais, de acordo com a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). Os motoristas circulam por quatro pistas duas em cada sentido da rodovia. Normalmente os condutores trafegam em seis pistas nos dois sentidos da Avenida das Torres.
Quem segue no sentido Curitiba-São José dos Pinhais, trafega por uma pista construída sobre o canteiro central e por uma das pistas do sentido contrário. Já os motoristas que seguem de São José dos Pinhais para a capital usam duas pistas, sem mudança na rota.
Nessa fase da obra serão colocadas as estacas de sustentação da trincheira. Após a conclusão dessa etapa, terá inicio a escavação da trincheira. Cerca de 30 mil veículos passam a cada hora pela Avenida das Torres nos horários de pico, de acordo com a Diretran.
Obras
O binário da Chile-Guabirotuba vai atingir diretamente 87 mil moradores do Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças, segundo a prefeitura de Curitiba.
Outras obras previstas na região são a construção de uma ponte sobre o Rio Belém, próximo da Rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.
Trânsito com o binário concluído
A previsão é de que o binário Chile-Guabirotuba fique pronto em 2011. No sentido bairro-centro o binário começará na Rua Alberto Twardowski até a Chile, nas proximidades do Teatro Paiol. Será possível seguir pelo trecho do binário Chile que já estará implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. O sentido único será do Jardim Botânico para o Prado Velho no trecho.
No sentido centro-bairro, o binário funcionará desde o cruzamento da Rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo até o início da Rua Alberto Twardowski. A Rua Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.
Trincheira Avenida Rui Barbosa/Avenida das Torres
Parte das pistas da trincheira entre a Avenida Rui Barbosa e Avenida das Torres serão liberadas nesta quinta-feira (1º), a partir das 14 horas, após 13 meses de obras.
A obra ocorre em duas etapas: na parte superior foram feitas pistas para continuação da Avenida das Torres e na inferior para a continuação da Avenida Rui Barbosa. As faixas que serão liberadas nesta quinta-feira são da parte superior.
O restante da obra será concluído até o fim deste ano, de acordo com a prefeitura de São José dos Pinhais.