A realização da 14ª Maratona de Curitiba vai provocar alterações no trânsito em Curitiba e no itinerário de ônibus que passam pela região do Centro Cívico neste fim de semana. As intervenções temporárias vão abranger 44 ruas da cidade e 138 linhas de ônibus vão ter um itinerário diferenciado. Parte dos bloqueios começa no sábado (20), a partir das 7 horas, para permitir a montagem das estruturas de largada e chegada da prova, que acontece no domingo (21).
De acordo com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), algumas alterações devem ser válidas até as 18 horas de domingo (21). Para garantir a segurança dos atletas, público e motoristas, agentes da Urbs e policiais vão estar em todos os pontos de bloqueios, desvios e paradas para orientar as pessoas.
Trânsito
As ruas e avenidas que, segundo a Urbs, terão os pontos de bloqueios mais significativos são a Presidente Arthur Bernardes, Marechal Floriano Peixoto, Brasílio Itiberê, Dr. Dario Lopes dos Santos, Afonso Camargo, Visconde de Guarapuava, Dr. Faivre, Viaduto do Capanema, Conselheiro Araújo, Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul.
Já na região do Centro Cívico há bloqueios e pontos de parada, onde é preciso esperar a passagem dos atletas, nas ruas Cândido de Abreu, Inácio Lustosa, Barão de Antonina, Mateus Leme, Brasilino Moura, Marechal Hermes e Alberto Folloni. Também haverá bloqueios em trechos das ruas Washington Mansur, no Ahú; Nestor de Castro, Augusto Stelfeld e Desembargador Motta, no Centro.
A lista completa dos bloqueios temporários ou parada no trânsito está no site da prefeitura. Os bloqueios devem ser liberados após a passagem dos atletas.
Ônibus
Parte das 138 linhas de ônibus que normalmente passam pelas ruas onde a maratona será realizada vai sofrer alterações no itinerário ou terão de aguardar a passagem dos atletas para prosseguirem neste domingo (21). A Urbs estima que essas mudanças devam ocorrer entre as 6h e 13h.
A lista completa com as alterações nas linhas de ônibus está disponível no site da Prefeitura.
Ainda no sábado (20), sete linhas de ônibus vão ter o itinerário modificado por causa da instalação de barracas e arquibancadas para a maratona. O trânsito deve ser bloqueado no trecho entre o Palácio Iguaçu e a rótula da Avenida Cândido de Abreu, que passa ao lado da Praça Nossa Senhora de Salete. Além disso, a estação-tubo Centro Cívico vai ser desativada e voltará a funcionara após o término da corrida.
Confira as mudanças nas linhas de ônibus aqui.