Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Transplante cresce 124% em dez anos

Em dez anos, o número de transplantes realizados no Brasil cresceu 124%, fazendo com que o país atingisse a marca de maior sistema público dessa modalidade no mundo. Somente no ano passado foram 23,3 mil procedimentos. No Paraná, a quantidade de transplantes também tem aumentado ano após ano. De 2010 para 2011, a alta foi de 40%. Foram 1,6 mil procedimentos, um número recorde para o estado.

O balanço das ações de transplante no Brasil foi divulgado ontem, em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com a Asso­­ciação Brasileira de Trans­­plantes de Órgãos (ABTO). Se­­gundo Padilha, em um ano a fila de transplantes no país foi reduzida em 23%. "Superamos a meta de 11 doadores por mi­­lhão de pessoas. Em 2014, queremos atingir 15 doadores por milhão. Agora vamos buscar incentivos específicos para centros que mantêm pacientes pós-cirurgia. Temos campanhas permanentes e vamos intensificá-las para que o número de doadores e transplantes continue aumentando", afirmou.

Ao todo, foram 23.397 transplantes em 2011, contra 10.428 em 2001. O ano passado registrou o maior crescimento anual da década, com 2.357 procedimentos a mais que em 2010. Uma das estatísticas destacadas durante a apresentação foi a de transplantes de medula, que superaram a marca de 2,5 mi­­lhões e representaram um aumento de 146% em dez anos. "Atualmente, somos o terceiro maior banco de medula do mundo", destacou o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Éder Borba. Existem atualmente 60 centros voltados ao atendimento de pacientes de transplantes, distribuídos em 26 estados.

No Paraná, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, foram 1.684 transplantes em 2011 contra 1.211 no ano anterior. O destaque, de acordo com a secretaria, foi o crescimento nos transplantes de córneas: de 700 pessoas que esperavam pelo procedimento em janeiro, o nú­mero foi zerado em dezembro. Em Curitiba e Região Me­­tropolitana não há fila de espera.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.