O número de transplantes de órgãos e tecidos realizados no Paraná cresceu 41,5% entre janeiro e setembro de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010. O Estado, nesse período, realizou 1.091 procedimentos, contra 771 feitos nos primeiros nove meses de 2010. O índice também é superior ao registrado em todo o ano anterior, quando o número de transplantes chegou a 1.010.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgão e Tecidos, pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa). O transplante de córnea está no topo da lista, com 886 procedimentos entre janeiro e setembro. No mesmo período de 2010, o número foi de 651. Segundo a Sesa, também houve aumento significativo nos procedimentos conjugados que envolvem rins e pâncreas. No período de 2010, nenhum procedimento do tipo foi realizado. Em 2011, nos nove primeiros meses, foram realizados 16 transplantes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo com o aumento ainda há relutância na doação de órgãos, algo que precisa ser superado com campanhas de conscientização e mobilização das famílias sobre a importância da atitude.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora