• Carregando...

Todo ano, a dona de casa Joana Kraviski Stocco, 79 anos, tem o cuidado de limpar e deixar impecável o túmulo do seu marido, João Stocco. O ritual se repete também em datas comemorativas especiais, como o dia dos pais. "É uma forma da gente mostrar o carinho que tem pelas pessoas", justifica. A expectativa para o dia de Finados não está restrita às famílias: os comerciantes esperam que se repita o bom movimento do ano passado. "Não tivemos alteração nos preços", anuncia a vendedora Lurdes Justino, responsável por uma das bancas de flores do Cemitério Água Verde.

Em alguns cemitérios, os visitantes serão recebidos com programações diferentes. No Cemitério Vertical, no bairro Tarumã, haverá celebrações ecumênicas e apresentações do coral da Sociedade Thalia, às 10 e 18 horas. O violinista Acássio Weber também vai recepcionar os visitantes. No Cemitério Parque São Pedro, no Umbará, além da missa e de uma revoada de 500 pombos, as crianças poderão escolher flores ou desenhar mensagens para os familiares.

A prefeitura oferecerá horários extras do ônibus alimentador Futurama, que sai do Terminal Pinheirinho. Ao todo, o transporte coletivo durante o feriado ganhará 65 ônibus extras em 22 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) que atendem oito cemitérios de Curitiba e outros seis da região metropolitana. Haverá linhas especiais no Cemitério Boqueirão, com saída do Terminal Carmo; no Cemitério Jardim da Saudade 2, em Pinhais, com saída do Terminal Pinhais; e no Cemitério Bonfim, em São José dos Pinhais, com saída do Terminal Guadalupe.

O trânsito será bloqueado na Avenida Água Verde, ao lado do cemitério, para uma missa campal. A Rua Nicolau José Gravina, ao lado do Cemitério Iguaçu, também será bloqueada próximo ao Parque Barigüi e servirá apenas para os motoristas saírem do cemitério. O acesso será feito somente pela Avenida Cândido Hartmann.

A Arquidiocese de Curitiba organiza, no Cemitério Água Verde, uma missa campal às 15 horas, celebrada pelo arcebispo, dom Moacyr José Vitti, e com a participação do padre Reginaldo Manzotti. Ainda estão programadas celebrações no Cemitério Municipal (às 8h30, 10 e 15 horas), no Cemitério Vertical (às 9, 11 e 16 horas), e em cemitérios nos bairros Santa Felicidade (10 horas), Pilarzinho (10 horas) e Campo Comprido (17 horas).

Serviço: Curitiba tem 22 cemitérios, sendo 18 deles particulares. O horário de visitação em todos eles será das 7 às 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]