Todo ano, a dona de casa Joana Kraviski Stocco, 79 anos, tem o cuidado de limpar e deixar impecável o túmulo do seu marido, João Stocco. O ritual se repete também em datas comemorativas especiais, como o dia dos pais. "É uma forma da gente mostrar o carinho que tem pelas pessoas", justifica. A expectativa para o dia de Finados não está restrita às famílias: os comerciantes esperam que se repita o bom movimento do ano passado. "Não tivemos alteração nos preços", anuncia a vendedora Lurdes Justino, responsável por uma das bancas de flores do Cemitério Água Verde.

CARREGANDO :)

Em alguns cemitérios, os visitantes serão recebidos com programações diferentes. No Cemitério Vertical, no bairro Tarumã, haverá celebrações ecumênicas e apresentações do coral da Sociedade Thalia, às 10 e 18 horas. O violinista Acássio Weber também vai recepcionar os visitantes. No Cemitério Parque São Pedro, no Umbará, além da missa e de uma revoada de 500 pombos, as crianças poderão escolher flores ou desenhar mensagens para os familiares.

A prefeitura oferecerá horários extras do ônibus alimentador Futurama, que sai do Terminal Pinheirinho. Ao todo, o transporte coletivo durante o feriado ganhará 65 ônibus extras em 22 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) que atendem oito cemitérios de Curitiba e outros seis da região metropolitana. Haverá linhas especiais no Cemitério Boqueirão, com saída do Terminal Carmo; no Cemitério Jardim da Saudade 2, em Pinhais, com saída do Terminal Pinhais; e no Cemitério Bonfim, em São José dos Pinhais, com saída do Terminal Guadalupe.

Publicidade

O trânsito será bloqueado na Avenida Água Verde, ao lado do cemitério, para uma missa campal. A Rua Nicolau José Gravina, ao lado do Cemitério Iguaçu, também será bloqueada próximo ao Parque Barigüi e servirá apenas para os motoristas saírem do cemitério. O acesso será feito somente pela Avenida Cândido Hartmann.

A Arquidiocese de Curitiba organiza, no Cemitério Água Verde, uma missa campal às 15 horas, celebrada pelo arcebispo, dom Moacyr José Vitti, e com a participação do padre Reginaldo Manzotti. Ainda estão programadas celebrações no Cemitério Municipal (às 8h30, 10 e 15 horas), no Cemitério Vertical (às 9, 11 e 16 horas), e em cemitérios nos bairros Santa Felicidade (10 horas), Pilarzinho (10 horas) e Campo Comprido (17 horas).

Serviço: Curitiba tem 22 cemitérios, sendo 18 deles particulares. O horário de visitação em todos eles será das 7 às 18 horas.