Um pequeno dedal ou uma moeda que, de repente, num passe de mágica, desaparece das mãos. É assim, ensinando truques simples, que um grupo de cinco mágicos integrantes da fundação holandesa Magic Care percorrem o mundo para auxiliar crianças que apresentam deficiências físicas, mentais ou algum tipo de distúrbio emocional. Ontem, na Escola de Educação Especial Ecumênica, o mágico e cientista na área de nutrição, Wim Van Dokkum, mostrou em Curitiba um pouco dos seus segredos para cerca de 60 crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down e outros tipos de deficiências mentais, em três diferentes instituições.
O efeito terapêutico da mágica, segundo Dokkum, está relacionado à autoconfiança que as crianças desenvolvem ao aprender habilidades que as outras não dominam. "Nós conseguimos ensinar os truques e eles têm a possibilidade de mostrar para o grupo. É uma motivação", disse. O mágico ressalta que tratar as crianças de igual para igual é imprescindível.
Mas para se tornar um grande ilusionista, Dokkum que acumula a experiência de exercer a profissão há 40 anos faz questão de reforçar que é necessário muito treino. A dica deve ser seguida pela estudante Tatiana Regina Rosa, 18 anos, que freqüenta a Escola Ecumênica desde quando era bebê. "Eu amei os truques e vou treinar bastante", disse. Já Patrícia de Fátima Barbosa, 17 anos está nesta escola há 10 anos, se sentiu muito feliz ao poder desenvolver a nova habilidade. "Eu já me sinto uma mágica".
A diretora da Escola Especial Ecumênica, Valéria Tim Giraldi, acredita que a mágica aplicada na reabilitação e educação se aproxima muito de utilizar a arte como princípio educativo. "Pela prática de atitudes simples, eles demonstram que têm potencial para aprender", disse.
Fundação
A Magic Care existe desde dezembro de 2004 e cerca de 200 crianças já passaram pelas oficinas, que são gratuitas. A mágica como terapia já foi utilizada com crianças que sofreram traumas decorrentes da guerra, na Croácia, com filhos de presos, nos Estados Unidos, e com crianças que vivem em favelas do Rio de Janeiro.
* Serviço: O mágico Wim Van Dokkum realiza uma palestra amanhã, às 10h30, na UFPR. Mais informações sobre o evento pelo telefone 3360-4056 e sobre a Magic Care no site www.magiccare.nl.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião