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Parte do Rodoanel leste, inaugurado na quinta-feira (3) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), não havia sido aberto para os carros até as 10h30 desta sexta-feira (4). Nesse horários, era possível ver muitos operários e caminhões trabalhando na pista.

De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a pista passa por vistoria e que assim que ela for concluída, será liberada. A Artesp diz que ainda não é possível dar uma previsão de que horário isso irá ocorrer.

Para os curitibanos, a vantagem mais notável da obra vai ser poder viajar da capital paranaense ao Rio de Janeiro sem ter que passar por trechos urbanos na cidade de São Paulo. Apesar da ligação do Rodoanel sul (que começa na Régis Bittencourt) até a rodovia Presidente Dutra ainda não estar concluída, o motorista pode acessar a rodovia Ayrton Senna para, posteriormente, entrar na ligação direta com o Rio de Janeiro, pela Dutra.

Obra incompleta

A alça que custou R$ 3,6 bilhões sairá do papel ainda incompleta e depois de mais de uma década de promessas.

Nesta primeira fase, os 37,7 km liberados vão do trecho sul do Rodoanel, em Mauá, até a rodovia Ayrton Senna.

Os outros 5,8 km, entre a Ayrton Senna e a rodovia Presidente Dutra, devem ser abertos em setembro, devendo provocar maior alívio no tráfego de caminhões que passam pela marginal Tietê.

A nova alça é a terceira do Rodoanel a ser construída. Os trechos oeste e sul foram abertos em 2002 e 2010, respectivamente. O norte está em construção, com previsão de ficar pronto em 2016.

Cumbica-Santos

O novo trecho permitirá ligação expressa do Porto de Santos, na Baixada Santista, ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

O ABC paulista e os municípios da zona leste da Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, também serão interligados com maior rapidez.

A expectativa é que haja uma queda do tráfego de caminhões na marginal Tietê e na av. Jacu-Pêssego. O Estado e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entretanto, disseram não ter estimativas do impacto.

Devem passar pelo trecho inaugurado 33,2 mil veículos por dia. Praticamente metade dessa frota será de caminhões, pelos cálculos oficiais.

O trecho leste do Rodoanel era uma das obras prioritárias de Alckmin e será usada como vitrine eleitoral na campanha do PSDB deste ano.

Ele deveria ter sido concluído em março deste ano, mas a concessionária SPMar - responsável pela obra e que irá gerenciar a via e cobrar pedágio - atrasou a construção, frustrando os tucanos e levando à decisão de inaugurá-lo apenas parcialmente.

A partir deste sábado (5), os administradores que concorrem às eleições, como Alckmin, não podem mais participar de inaugurações de obras públicas.

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