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Os motoristas que trafegam entre Curitiba e Fazenda Rio Grande contam a partir deste sábado (22) com os 7,2 quilômetros da BR-116 duplicados entre as duas cidades. Até agora, 3,8 quilômetros do trecho duplicado já tinha sido liberado para a circulação. A liberação dos outros 3,4 quilômetros é o que promete a concessionária Autopista Planalto Sul, que administra o trecho, confirmada em ofício encaminhado ao prefeito da cidade da região metropolitana no último dia 14.

O documento, assinado por Antonio Cesar Ribas Sass, superintendente da concessionária, aponta que haverá liberação total do trecho, mas que algumas restrições ocorrem em obras ainda sem conclusão, de responsabilidade de órgãos públicos. Duas intervenções, nos quilômetros 119 e 122, nas regiões dos bairros Campo de Santana, Tatuquara e Umbará, em Curitiba, estão travadas e ainda não tem prazo para serem concluídas.

Trincheira só no ano que vem

Um dos pontos críticos é uma trincheira que ainda deve ser construída no cruzamento da rodovia com a Rua Vereador Ângelo Burbelo, no quilômetro 119. Esta melhoria é de responsabilidade da Prefeitura, que se comprometeu em reunião nesta quinta (20) a colocar a obra no orçamento de 2015. Com isso, a intervenção terá início apenas no ano que vem.

Até lá, como a passagem será fechada pela concessionária para evitar acidentes, para que os moradores da região não fiquem ilhados, a Prefeitura informou que "será feita a sinalização vertical e horizontal do cruzamento (...) permitindo a transposição da rodovia." O órgão diz que "com isso, evita-se o desvio do tráfego para ruas secundárias, que não têm capacidade para absorver o trânsito pesado nem o volume de tráfego." A promessa é de que essa melhoria seja iniciada na semana que vem e concluída em 60 dias.

Trevo sem previsão

O segundo ponto que ainda está apenas nos planos do poder público é um trevo em desnível na Rua Jorge Tortato, no Tatuquara. Esta intervenção é de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do governo do estado. O órgão informou, via assessoria, que o projeto está pronto e que os recursos já tinham sido inclusive previstos no Programa de Aceleração de Crescimento da Copa do Mundo de 2014 (PAC da Copa).

A intervenção seria uma das que fariam parte do Corredor Metropolitano, obra de integração da região metropolitana, mas foi retirada dos planos do governo após uma revisão de gastos e cronograma. Agora, a Comec informa que aguarda novas aberturas de recursos, por parte do Ministério das Cidades, do governo federal para apresentar o projeto do trevo em desnível novamente. O projeto está pronto, mas ainda não há qualquer prazo para a apresentação e não há como garantir que seja aprovado, ou seja, pode não sair do papel.

Solução provisória

A concessionária informou que como o cronograma dessas obras duas "é posterior ao final da duplicação, a concessionária está executando provisoriamente dois retornos em nível, com término previsto para maio". A empresa prevê que essas intervenções permitam que os moradores dos bairros do entorno possam retornar em locais menos distantes da rodovia duplicada, facilitando o acesso das pessoas que precisam circular pela região.

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