Cerca de 8 mil integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participam desta segunda-feira (16) até o próximo dia 27 de um treinamento conjunto no sul do país, informou o Ministério da Defesa em comunicado.
O exercício militar contará com diversos exercícios e com simulações de guerra para "preparar os militares para a missão constitucional de defesa da pátria", segundo o Ministério.
Os participantes do exercício "Laçador 2013" foram distribuídos entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas simulações de guerra planejadas, toda a região será dividida em dois países fictícios identificados apenas como "verde" e "amarelo", e os militares participantes receberão instruções desde o comando do Exército para "procederem aos ataques de forma a derrotar o inimigo imaginário", diz a nota.
Entre os objetivos do exercício, acrescenta o texto, estão a "manutenção da capacidade operativa das tropas da região Sul; adestramento dos diversos comandos e respectivas tropas em ações críticas de combate" e "apoio ao combate e apoio logístico, singulares e/ou conjuntas".
Os exercícios serão comandados por cerca de 100 oficiais das três forças a partir de um centro de controle instalado no Quartel-General do Comando Militar do Sul, no qual foram instalados modernos sistemas de comunicação que permitem supervisionar todas as operações.
Entre os exercícios que serão realizados se destacam transposição de curso d'água, controle e localidade, assalto aeroterrestre, patrulha antissubmarino, defesa de estruturas estratégicas, controle de dano, defesa aérea de retaguarda e ressuprimento aéreo.
Além das tropas do Comando Militar do Sul, participarão do exercício comandos anfíbios, mergulhadores de combate e paraquedistas do Rio de Janeiro; integrantes da Brigada de Operações Especiais de Goiânia; pilotos do Exército com base em Taubaté; lançadores de foguetes de uma unidade em Formosa; soldados da Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá e especialistas em guerra eletrônica de diversas unidades militares.
O exercício será o 35º do tipo desde que o Ministério da Defesa começou em 2002 a promover treinamentos conjuntos para as três forças.
As atividades poderão ser seguidas na internet por um portal que será constantemente alimentado pelo Ministério da Defesa com informações, vídeos e fotos das operações.