Um trem descarrilou na madrugada desta quinta-feira (14) em Reserva, nos Campos Gerais, a 100 quilômetros de Ponta Grossa. A composição estava carregada com açúcar e álcool e parte da carga vazou dos vagões.
No total, 13 vagões saíram dos trilhos, conforme informações da empresa América Latina Logística, responsável pela linha férrea.
Ninguém ficou ferido. O trem havia partido de Maringá, na região Noroeste, com destino ao Porto de Paranaguá, no Litoral. Equipes da companhia estiveram no local e atuaram para conter o vazamento da carga de álcool durante a manhã. A empresa informou que abriu uma sindicância para apurar as causas do acidente.
Uma equipe de bombeiros comunitários foi a primeira a chegar ao local do descarrilamento. Segundos os bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 2h30, em Paineiras, área rural de Reserva.
Mesmo depois da chegada das equipes da ALL para fazer a limpeza do local e conter o vazamento do combustível, os bombeiros continuam monitorando a área e o risco de explosão ainda existe. O trabalho de resfriamento do trem foi iniciado pelos bombeiros no fim da tarde e deveria adentrar a noite.
Segundo os bombeiros que trabalham no local, a limpeza da região deve durar pelo menos mais quatro dias, já que parte da carga foi derramada. Os trilhos já foram liberados, portanto o acidente não vai atrapalhar a passagem de outros trens.
A localidade de Paineiras é povoada por pequenos agricultores e, conforme os bombeiros, há muitas propriedades rurais próximas ao local do descarrilamento, o que aumenta o risco de incêndio.