SÃO PAULO - Um tremor de terra de 2,4 graus de magnitude na escala Richter assustou moradores do interior de Pernambuco quase 20 horas depois do terremoto que atingiu o Chile na madrugada de sábado. Não houve vítimas nem danos materiais no estado.
Por volta das 23 h do último sábado, um estalo foi ouvido e o chão tremeu por alguns segundos em São Caetano epicentro do tremor, a 153 km do Recife , Caruaru e Taquaritinga do Norte.
O Corpo de Bombeiros de Caruaru recebeu dez ligações de moradores que temiam algo parecido ao terremoto chileno.
O tremor, contudo, não foi uma réplica e não resultou da movimentação de placas tectônicas que provocou a tragédia no Chile, segundo o coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Mendes Ferreira.
De acordo com o pesquisador, o Brasil fica no meio de uma placa tectônica que está sendo pressionada pela placa de Nazca, a oeste, e pela cordilheira mesoceânica, a leste. Regiões mais fracas da crosta terrestre brasileira cedem à pressão e ocorrem tremores com baixa capacidade destrutiva.
Segundo Ferreira, o maior tremor registrado em Pernambuco ocorreu também em São Caetano, em 2006. Na época, um sismo de magnitude 4 causou rachaduras.