A linha 12-Safira da CPTM operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde a abertura até por volta das 6h30 desta sexta-feira devido a um novo ato de vandalismo, segundo o Estado. Segundo informações da companhia, cabos de sinalização foram danificados e afetaram o trecho entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana.

CARREGANDO :)

A CPTM já tinha informado que outros atos de vandalismo provocaram problemas no fim da tarde de quinta. Na ocasião, fios de eletricidade foram cortados e provocaram redução de velocidade entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, e entre a Aracaré e a Calmon Viana. O conserto tinha sido concluído no início da noite de ontem.Também na madrugada desta sexta houve um problema na via da linha 8-diamante, segundo a CPTM. A empresa não informou qual foi a falha, mas uma via auxiliar precisou entrar em operação, o que fez com que a circulação na linha 9-esmeralda, com que a linha tem ligação, fosse alterada.

Com isso, os trens da linha 9-esmeralda estavam indo apenas até a estação Presidente Altino, sem chegar até a estação Osasco. O problema, porém, já tinha sido resolvidos por volta das 7h.Falhas

Publicidade

As linhas da CPTM registraram diversos problemas nos últimos meses. No último dia 3, a linha 9-esmeralda teve um trecho fechado mais cedo para que fosse feito um trabalho de manutenção. Durante todo aquele dia, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada, o que provocou lotações.

No dia 14 de março, um outro problema na linha 9-esmeralda afetou mais de 30 mil pessoas. Na ocasião, a falha foi no sistema de energia e fez com que os trens passassem a circular em apenas uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

Depois desse problema, o governo anunciou que a linha 9 ficaria fechada por nove domingos para passar por modernização. Os trabalhos começaram no mês de março.