A entrada em operação do reservatório do Parolin vai alterar o dia de racionamento em parte de três bairros de Curitiba, a partir de amanhã. No total, 22.465 pessoas dos bairros Água Verde, Vila Guaíra e Parolin serão atingidas. A implantação do novo reservatório apenas muda a data do racionamento em algumas regiões dos grupos aos quais pertencem esses bairros 1, 3 e 7. Já o período de 26 horas de racionamento por dia permanece.
Assim, 16.350 pessoas que estavam no grupo 7 (racionamento na quinta-feira) passam para o grupo 1 (sexta-feira); 5.015 pessoas do grupo 3 (domingo) passam para o grupo 7 (quinta-feira); e 1.100 pessoas que eram do grupo 1 (sexta-feira) passam a fazer parte do rodízio no grupo 7 (quinta-feira). Ontem, a Sanepar encaminhou correspondência a cada endereço avisando sobre a mudança. A partir de amanhã, os interessados também podem conferir os novos dias no site da Sanepar, no endereço www.sanepar.com.br. Basta digitar o número da matrícula da conta de água.
Ajustes
Segundo o coordenador do Centro Operacional da Sanepar, Pedro Mikowski, o novo reservatório já estava previsto antes da estiagem. "A mudança nos dias do rodízio ocorre porque as três regiões deixam de ser atendidas pelo reservatório do Portão", argumenta Mikowski. Agora, a água sai da estação do Rio Iguaçu, passa pelo reservatório do Uberaba e, ao invés de ir para o Portão, vai direto para o Parolin.
Com custo de R$ 10 milhões, o reservatório do Parolin está concluído há três meses. Entretanto, a Sanepar utilizou esse período para fazer todos os testes na unidade, que será controlada à distância, do Centro de Operações no Alto da XV, antes de pô-la em operação. "Fizemos uma série de ajustes operacionais, como a calibragem dos medidores de vazão, pressão e nível", aponta Mikowski.
O novo reservatório tem capacidade para armazenar 15 milhões de litros de água. Tal volume é suficiente para abastecer uma população de 55,8 mil pessoas.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião