A entrada em operação do reservatório do Parolin vai alterar o dia de racionamento em parte de três bairros de Curitiba, a partir de amanhã. No total, 22.465 pessoas dos bairros Água Verde, Vila Guaíra e Parolin serão atingidas. A implantação do novo reservatório apenas muda a data do racionamento em algumas regiões dos grupos aos quais pertencem esses bairros 1, 3 e 7. Já o período de 26 horas de racionamento por dia permanece.
Assim, 16.350 pessoas que estavam no grupo 7 (racionamento na quinta-feira) passam para o grupo 1 (sexta-feira); 5.015 pessoas do grupo 3 (domingo) passam para o grupo 7 (quinta-feira); e 1.100 pessoas que eram do grupo 1 (sexta-feira) passam a fazer parte do rodízio no grupo 7 (quinta-feira). Ontem, a Sanepar encaminhou correspondência a cada endereço avisando sobre a mudança. A partir de amanhã, os interessados também podem conferir os novos dias no site da Sanepar, no endereço www.sanepar.com.br. Basta digitar o número da matrícula da conta de água.
Ajustes
Segundo o coordenador do Centro Operacional da Sanepar, Pedro Mikowski, o novo reservatório já estava previsto antes da estiagem. "A mudança nos dias do rodízio ocorre porque as três regiões deixam de ser atendidas pelo reservatório do Portão", argumenta Mikowski. Agora, a água sai da estação do Rio Iguaçu, passa pelo reservatório do Uberaba e, ao invés de ir para o Portão, vai direto para o Parolin.
Com custo de R$ 10 milhões, o reservatório do Parolin está concluído há três meses. Entretanto, a Sanepar utilizou esse período para fazer todos os testes na unidade, que será controlada à distância, do Centro de Operações no Alto da XV, antes de pô-la em operação. "Fizemos uma série de ajustes operacionais, como a calibragem dos medidores de vazão, pressão e nível", aponta Mikowski.
O novo reservatório tem capacidade para armazenar 15 milhões de litros de água. Tal volume é suficiente para abastecer uma população de 55,8 mil pessoas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora