Três donos de supermercados de Manoel Ribas, no centro do estado, foram presos com cartões do Bolsa Família que pertencem a índios da região.

CARREGANDO :)

A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em cinco supermercados e em três deles foram encontrados mais de 100 cartões de programas sociais do governo federal. Os donos foram presos em flagrante.

De acordo com o ParanáTV deste sábado, cada cartão tinha uma etiqueta com o número da senha. Os comerciantes faziam os saques e o dinheiro era usado para pagar as dívidas dos índios com os supermercados. Assim, eles eram praticamente obrigados a comprar sempre no mesmo lugar.

Publicidade

A polícia descobriu que o recebimento ilegal dos benefícios acontecia já havia quase três anos. Os líderes da reserva caingangue são suspeitos de participar do esquema.

A tribo tem cerca de 1.200 índios. O cacique não foi encontrado para falar sobre o caso.

A Funai informou que está acompanhando o caso de perto, mas que não ficou sabendo do envolvimento dos líderes da reserva nas irregularidades.

Os comerciantes conseguiram liberdade provisória até o julgamento. Eles vão responder inquérito por apropriação indébita e podem pegar até quatro anos de cadeia.

Veja na reportagem em vídeo o que diz o investigador sobre o caso

Publicidade