Três em cada quatro policiais brasileiros já sofreram ameaças por causa da atuação em combate ou de investigação de crimes, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os dados mostram que 75,6% dos policiais já foram ameaçados em serviço e 53,1% fora dele.
Dois terços da população tem medo de sofrer agressão da PM
Levantamento do Fórum de Segurança Pública ouviu 1,3 mil pessoas em cidades com mais de 100 mil habitantes
Leia a matéria completaPor causa da sensação de estar em perigo, 92,7% dos policiais relataram observar o movimento da rua antes de entrar em suas residências; 87,4% afirmaram não sentar de costas para a entrada em locais públicos; e 84,2% disseram deixar de ir a locais das cidades onde moram.
A pesquisa, divulgada durante o 9° Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Rio, ouviu 10.495 agentes de segurança pública (policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, mais bombeiros, guardas municipais e agentes penitenciários) de todo o Brasil.
O estudo revela que 70% dos policiais têm colegas vitimados por homicídio fora do trabalho e 61,9% têm colegas que foram mortos em serviço. A maioria dos agentes teme ser vítima de homicídio em serviço ou fora dele, ser ferido durante o exercício da profissão ou fora do trabalho, adquirir algum distúrbio incapacitante e psicológico.
Mais da metade dos entrevistados também disse que evita usar o transporte coletivo, sair à noite, chegar tarde em casa e repetir caminhos que percorre.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora