Três fazendas invadidas por sem-terras foram desocupadas no Paraná nesta quinta-feira. Uma em Jundiaí do Sul, outra em Abatia, norte paranaense, e uma terceira em Cascavel, Oeste do estado. Uma quarta desocupação foi realizada na região do bairro Cachoeira, em Curitiba.
Em Cascavel, a Polícia Militar foi acionada para cumprir um mandado de reintegração de posse expedido pela justiça há 20 dias. As 200 famílias ligadas ao Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) que estavam na área da fazenda Bom Sucesso negociaram durante uma hora com os policiais e com o oficial de justiça designado para o caso. Após a negociação, decidiram sair pacificamente da área.
No município de Jundiaí do Sul, Norte do estado, a fazenda Balsa Nova estava ocupada por 200 pessoas do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast). Eles haviam invadido a área em 13 de abril deste ano. A operação também foi pacífica.
A fazenda Linda Flora, em Abatiá, 150 pessoas ligadas ao Mast negociaram a sua saída com uma Comissão de Mediação de Conflitos Agrários. A ocupação havia acontecido no dia 17 de julho.
Na capital, 200 pessoas que não eram ligadas a nenhum movimento ocupavam a área particular desde 14 de agosto. A saída pacífica das pessoas foi acompanhada por 150 policiais militares.
Confira detalhes da operação de desocupação em Cascavel na matéria em vídeo
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora