Aproximadamente três mil cães e gatos já foram esterilizados no castramóvel em Curitiba. A campanha da Rede de Proteção Animal teve início em junho e a meta é operar pelo menos 7 mil bichos até outubro. Já estão abertas as inscrições para a etapa que ocorrerá na Regional Santa Felicidade, nos dias 2, 3, 5 e 6 de setembro. O serviço é gratuito e as vagas são limitadas.
Cada pessoa pode castrar, em média, dois animais. Para participar, é preciso telefonar para (41) 3350-9941 ou enviar e-mail darmstrong@smma.curitiba.pr.gov.br. Pessoas atendidas por qualquer programa social da prefeitura de Curitiba ou que tenham cadastro no Armazém da Família (renda familiar de até R$ 3 mil) podem inscrever seus cães e gatos. Protetores independentes – aqueles que acolhem, cuidam e encaminham animais de ruas para adoção – também podem participar.
O coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi, explicou que o procedimento dura aproximadamente 30 minutos. Após ser castrado por veterinários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o cão ou o gato está liberado para se recuperar em casa. “Passamos todas as orientações dos cuidados no pós-operatório. Se o animal tiver alguma complicação, uma equipe da SMMA irá verificar o que ocorreu”, afirmou. Segundo ele, não houve nenhum caso de complicação grave no projeto.
Regionais
O projeto já passou por quatro regionais da capital – Tatuquara, Cajuru, CIC e Matriz . O projeto passa pela Regional Boa Vista entre 26 e 31 de agosto, mas já não há vagas para essa etapa da castração.
Segundo a prefeitura, o serviço gratuito de esterilização de animais ainda passará pelas regionais Pinheirinho, Portão/Fazendinha, Bairro Novo e Boqueirão até o fim do ano, além de retornar à CIC.
O castramóvel é um veículo adaptado para realizar as cirurgias de esterilização e receber os animais no pós-operatório. Trata-se de um hospital veterinário móvel e que segue as regras estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
De acordo com Colnaghi, um veículo participa da campanha e mais um deve entrar em operação nas próximas semanas. O convênio para o funcionamento do segundo castramóvel deve ser assinado na próxima sexta-feira (26). A partir disso, será possível esterilizar animais em duas regionais ao mesmo tempo.