Três operários que trabalhavam na unidade da Brazilian Bile Acid (BBA) – Indústria Opoterápica, com sede em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, morreram nesta quarta-feira, por volta das 15 horas, intoxicados com um tipo de gás ainda não divulgado em um dos tanques de armazenamento de ácido da empresa.

CARREGANDO :)

De acordo com testemunhas, um dos operários, identificado como Carlos Alberto Pereira, 29 anos, fazia a limpeza do tanque quando começou a passar mal. Enio Gonçalves de Oliveira, 24, e o técnico de segurança Fernando Bittencourt Campos, 33, entraram no tanque para socorrer o companheiro e acabaram desmaiando.

Os três foram socorridos pelos próprios operários. Enio de Oliveira morreu ainda no local, assim como Fernando Campos. Carlos Pereira ainda chegou com vida a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, mas não resistiu e morreu em seguida.

Publicidade

Segundo uma testemunha que pediu para não ser identificada, os três trabalhadores entraram no tanque sem nenhum tipo de proteção, inclusive sem as mascaras apropriadas para o procedimento. A hipótese mais provável é que no momento da limpeza o gás tenha vazado por um dos dutos que passam pelo tanque. A Polícia Civil de Jacarezinho vai investigar a morte dos três trabalhadores. Segundo familiares das vítimas, todos tinham mais de dois anos de experiência em suas funções. A BBA é uma indústria especializada em manipulação do ácido biliático para indústria farmacêutica e produção de fertilizante a partir da raspa de casco e chifres de boi. Nenhum dos diretores da empresa quis falar sobre o assunto, apesar dos insistente contatos da reportagem.