Três pessoas foram presas na madrugada desta quarta-feira (14), em São José dos Pinhais, acusadas de maus-tratos. A prisão aconteceu depois de uma denúncia feita ao Ministério Público. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, 52 pessoas com deficiência mental eram mantidas trancadas em apenas três quartos da Associação Filantrópica Tia Leoni, que fica na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com a polícia, os internos passavam o dia inteiro trancados dentro dos quartos, que eram sujos e sem as mínimas condições de higiene. "Faz mais de quatro meses que eu estou sem ver meu pai, minha mãe", afirmou um dos internos à reportagem do telejornal.
Nas imagens feitas no asilo aparecem outros quartos limpos e bem arrumados, que segundo a vigilância sanitária funcionavam apenas de fachada para quem visita a casa pela primeira vez. Nos quartos onde os internos estavam, um balde era usado como banheiro.
Os deficientes vão permanecer na casa, neste primeiro momento, mas o asilo deve sofrer intervenção do Ministério Público a partir desta quarta-feira.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora