Treze voos foram cancelados e outros 44 sofreram atraso por causa do nevoeiro que atingiu o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (29). Entre 6h e 9h15, apenas as aeronaves com os sistemas ILS 1 e 2 conseguiram operar. Após este horário, o aeroporto passou a funcionar com instrumentos.
A situação só foi normalizada por volta das 10h30 quando o Aeroporto voltou a funcionar visualmente, sem a necessidade de instrumentos. Mesmo assim, atrasos foram registrados até o início da tarde. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até o meio dia, estavam previstas 38 chegadas no aeroporto. Além dos seis cancelamentos, outros 20 voos sofreram atraso.
Em relação às partidas, das 50 previstas até o início da tarde, 7 foram canceladas e 24 sofreram atraso superior a meia hora. Mesmo assim, a Infraero informou que não havia filas no aeroporto e que o movimento está de acordo com o previsto para o final do ano.
De acordo com a assessoria de imprensa da Gol, que sofreu atrasos e cancelamentos, apesar do maior fluxo de pessoas viajando no fim de ano, nenhum passageiro deixou de embarcar. A empresa informou que, no caso dos voos cancelados, as pessoas foram direcionadas a outros voos para que não sejam prejudicadas.
A Tam, que também sofreu com voos cancelados e atrasados, informou que situações de fechamento de aeroportos em função do mau tempo fogem do controle da empresa. Segundo a companhia, todos procedimentos previstos na legislação em vigor são integralmente seguidos nestas ocasiões.