A inauguração de duas trincheiras uma na Linha Verde Norte, na ligação entre o Bacacheri e Bairro Alto e outra no binário Chile-Guabirotuba vai ampliar as opções de trajeto de quem circula por Curitiba a partir de hoje. As solenidades podem complicar o trânsito nas duas áreas na manhã deste sábado.
A trincheira na Rua Gustavo Rattmann vai auxiliar principalmente quem trafega na Rua Fagundes Varela, no Jardim Social, e agora vai poder passar por baixo da Linha Verde e sair já nas imediações do Jóquei Clube. A obra, iniciada em maio de 2010, tem 127 m de comprimento e 4,8 m de altura. Operários trabalharam apressadamente para garantir que a construção já sinalizada e com canteiros prontos fosse entregue no prazo.
Aproximadamente 40 mil veículos circulam na região. Obras também foram realizadas nas vias de acesso, como a José Zgoda e dos Xaverianos, totalizando 2,3 quilômetros de asfalto. As obras consumiram R$ 11,5 milhões.
Dentro do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, a ligação entre o aeroporto Afonso Pena, em São Jose dos Pinhais, e a Rodoferroviária de Curitiba sofreu intervenção para a construção da passagem. A trincheira vai permitir a ligação da Rua Pergentina Silva Soares com a Rua Chile, que vai seguir por dentro da Vila das Torres, passando pela nova ponte sobre o rio Belém. As obras incluem drenagem, pavimentação, calçadas, ciclovia, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco e a ponte.
Painéis
Outra novidade que promete melhorar o trânsito na cidade orientando motoristas sobre pontos de congestionamento, acidentes na pista e caminhos alternativos são os painéis eletrônicos. Os equipamentos ficarão na Rua Desembargador Motta, no bairro Bigorrilho; na Rua Mauá, no Alto da Glória, e na Rua Brigadeiro Franco, no Água Verde. Ao todo, o Anel Viário terá 14 painéis de mensagens variáveis. A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento. Os painéis são de LED e medem 4 metros por 1,20 metro.
Interatividade
Passou pelas novas trincheiras? Percebeu um ganho no tempo de deslocamento?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.