Trinta baleias da espécie piloto encalharam na madrugada de hoje na praia de Upanema, em Areia Branca (cerca de 319 km de Natal), no Rio Grande do Norte.Os animais foram avistados por volta das 4h por um guarda noturno que realizava ronda no local.
Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foram acionados para o resgate dos animais que encalharam em uma área que possui muitas pedras. No total 25 foram devolvidos ao mar com vida.
Outras cinco baleias morreram e estão na praia. Os animais mortos serão recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto.Segundo Flávio José de Lima Silva, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e integrante do Projeto Cetáceos, ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo. "A principal hipótese é que o líder do grupo esteja doente e tenha se desorientado", disse.
De acordo com o professor, a espécie baleia-piloto vive em águas profundas e é dificilmente vista próxima na costa.Este foi o segundo caso registrado no Rio Grande do Norte. Segundo Flávio José, há 23 anos, 19 animais da mesma espécie encalharam em uma praia de São Miguel do Gostoso (135 km de Natal).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora