Foi bastante concorrida a enquete para eleger o pior tipo de motorista que pode ser encontrado nas ruas de Curitiba. No total, 2.583 pessoas participaram nas 24 horas em que a enquete esteve aberta na página da Gazeta no Facebook. Com 905, ou 35% do total, o escolhido foi o bonzão, que, para quem não se lembra, foi descrito como aquele que tem um carrão do ano e acha que isso lhe garante privilégios, como entrar na fila mais curta para depois forçar a entrada na mais longa, deixando para trás todos os "otários" que respeitaram a ordem.
Devagar e sempre
Mas, por pouco, o tartaruga, para quem todo dia é domingo e por isso não há motivo para pressa, não levou o "prêmio". Foram 852 leitores (33%) que opinaram que esse é o tipo mais irritante do trânsito da capital. Na sequência vieram: o surdo (que acha o som que sai do seu carro o melhor), com 315 votos (12%); o perdido (nunca sabe para onde vai), 271 votos (11%); o piloto de F1, 240 (9%).
Que sirva de lição
E se você se encaixa em algum dos perfis citados, saiba que recebe, por assim dizer, muitos "fluidos negativos" dos outros motoristas enquanto está nas ruas. Repense sua atitude e tenha um trânsito menos estressante. Todos agradecem.
Senhora calçada
Em tempos em que todo mundo tem algo ruim para falar de uma calçada de Curitiba ou de qualquer outro lugar do mundo, é reconfortante ouvir o inverso. E quem foi ao Mercado Municipal, que foi reformado e entregue à população no sábado, aprovou a calçada do lado da Avenida Sete de Setembro. Tem espaço de sobra para ninguém ficar se acotovelando enquanto caminha.
Disputa acirrada
Deve ser acirrada a disputa pelas vagas no Complexo Penal de Piraquara liberadas com o mutirão carcerário da semana passada. Milhares de detentos tiveram seus processos revistos por juízes das Varas de Execução Penal e determinaram a progressão de pena para 443 presos. As vagas abertas vão possibilitar a transferência de presos hoje em delegacias do Paraná. O problema é que hoje há 11 mil presos nas delegacias do Estado número que já chegou a 16 mil, alguns meses atrás.
Dia 21 está aí...
Nada de 25 de dezembro. Neste ano todo mundo fala mesmo é do dia 21, até porque, segundo alguns acreditam, poderemos não chegar ao Natal. Fazendo uma brincadeira com a data, os promotores do livro Quero ser Fernanda Young convidam para o "último evento antes do fim do mundo". Trata-se de uma sessão de autógrafos do autor do romance, Rômulo Zanotto. Será no dia 20, na Loja Colaborativa Endossa (Vicente Machado, 1047). Mais informações no www.facebook.com/queroserfernandayoung.
* * * * *
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."
(Roberto Shinyashiki, médico e escritor brasileiro)