Brasília Pelo menos 107 municípios brasileiros devem receber tropas federais para oferecer segurança durante a votação de amanhã, conforme autorização dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os municípios que tiveram o pedido aprovado ficam nos estados do Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Tocantins. O pedido é feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) aos municípios em que é grande a probabilidade de ocorrerem conflitos durante as eleições.
Em outros 16 municípios localizados nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte o pedido também foi feito, mas o Tribunal ainda não autorizou o envio de tropas.
Segundo o TSE, foram enviadas tropas federais a 142 municípios distribuídos em nove estados durante a realização do primeiro turno.
Para as eleições em João Pessoa, Paraíba, o Exército vai colocar à disposição aproximadamente 500 homens para reforçar a segurança. O efetivo é composto por soldados lotados no 15.º Batalhão de Infantaria Motorizado e no 16.º Regimento de Cavalaria Mecanizada.
Os soldados deverão ficar concentrados na área da 76.ª Zona Eleitoral, que compreende bairros da orla marítima. Na Paraíba, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tenta a reeleição, disputa o segundo turno com o candidato do PMDB, o ex-governador José Maranhão.
Em Campina Grande, cerca de mil homens ajudarão no patrulhamento das ruas, hoje e amanhã. Dois helicópteros do Exército vão auxiliar as tropas federais.
No Rio Grande do Norte, foram destacados 1.100 homens para garantir o segundo turno em Natal. As tropas federais também vão atuar em 33 dos 167 municípios do estado.