O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que, apesar de a operação de ocupação do complexo de favelas da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, ter duração e área previamente delimitadas, o tempo de permanência das tropas federais no local poderá ser expandido. "Essas questões não são anunciadas previamente. É claro que, numa Garantia de Lei e Ordem, você tem de ter prazo, mas ele será o quanto for necessário para o cumprimento dessa primeira etapa. Formalmente, haverá um prazo fixado, mas ele é ajustável à necessidade."
O ministro também disse que o uso de tropas federais no Rio não prejudicará o planejamento de segurança da Copa, que prevê o uso das Forças Armadas. "Temos o efetivo suficiente e necessário, temos um plano de segurança para a Copa do Mundo muito bem desenvolvido. Podem ter certeza de que o Brasil está muito bem capacitado para atender os turistas que aqui virão para assistir à Copa", disse.
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), solicitou ao governo federal a ocupação do complexo de favelas da Maré pelas tropas federais. "Esse é um passo decisivo para a nossa política de segurança pública. Trata-se de uma área estratégica para o ir e vir da população carioca, uma área sensível e com população de trabalhadores ansiosos para receber a presença das forças de segurança", declarou.
O governador falou à imprensa após reunir-se com Cardozo, na manhã de ontem. Segundo eles, a data em que se iniciará a ocupação e a quantidade de tropas que serão usadas ainda estavam em negociação. "O secretário de segurança do Estado, o Comando Militar do Leste, as polícias federal, militar e rodoviária se encontram ainda em reunião para decidir as questões técnicas."
A ocupação do complexo, formado por 16 favelas divididas entre três facções criminosas, é o primeiro passo para a implantação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Estratégico
O complexo da Maré é considerado ponto estratégico porque fica próximo a três principais vias de acesso ao centro do Rio para quem vem da Via Dutra, do aeroporto internacional e da Barra da Tijuca.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora