Brasília (AE) Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverão aprovar hoje à noite uma série de instruções para a eleição de outubro. Num período de escândalo envolvendo caixa 2 de campanha, o TSE baixará regras para tentar inibir irregularidades nas contas dos candidatos. A principal delas é polêmica porque poderá tornar obrigatória a prestação de contas a cada 15 dias ou mês. Nas eleições passadas os candidatos tinham de prestar contas apenas após a votação.
Relator das instruções, o ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos, do Tribunal Superior, disse que a grande novidade desta eleição em matéria de instruções será relativa à prestação de contas. Nela, deverá ser discutida uma sugestão para que sejam postas na internet as informações sobre arrecadação e gastos de campanha. A idéia é que os eleitores possam acompanhar de forma on-line o caixa dos candidatos.
Mas o tribunal terá de definir se os nomes dos doadores serão ou não divulgados durante a campanha. Há um argumento de que, com a divulgação, os doadores passariam a ser procurados, incansavelmente, por outros candidatos em busca de recursos. Bastos afirmou que, se o órgão não conseguir aprovar hoje todas as instruções, uma nova reunião poderá ser convocada para amanhã ou sábado. Caputo Bastos disse que o Tribunal Eleitoral não definirá, por enquanto, regras para reduzir custos de campanha. Há uma proposta no Congresso para restringir a distribuição de brindes e diminuir os custos da campanha.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião