Rio de Janeiro – O Secretário Municipal de Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro, Eider Dantas, afirmou ontem que o Túnel Rebouças pode ser reaberto na próxima quinta-feira, caso as equipes da secretaria consigam subir hoje com uma retroescavadeira na encosta. Por conta das fortes chuvas, desde a última terça-feira, o túnel está bloqueado devido ao desmoronamento de 7 toneladas de terra.

CARREGANDO :)

Cerca de 200 operários voltaram a trabalhar na desobstrução do túnel ontem. Os trabalhos haviam sido interrompidos à meia-noite de sexta e foram retomados às 6 horas. Em 24 horas, já foram retiradas 3 mil toneladas de entulho do local. Dantas disse que já foi iniciado o trabalho de contenção de encostas na galeria do Rebouças oposta àquela em que ocorreu o desmoronamento. Ali está sendo erguido um muro de madeira de dois metros de altura. Além disso, está sendo construída uma estrutura tubular de madeira que vai avançar por 10 metros além da boca do túnel. Estas duas obras provisórias vão impedir que restos de terra ou vegetação atinjam os carros quando o túnel for reaberto.

Ontem, foram enterrados os corpos das três crianças que morreram no desmoronamento de um muro do Complexo do Alemão, também devido às chuvas da semana passada. Muitos dos familiares passaram mal durante o sepultamento e precisaram ser retiradas do local. O sábado começou com sol e com pelo menos uma boa notícia: a Defesa Civil municipal informou que não recebeu nenhum chamado para atender a ocorrências graves ou com vítimas na madrugada de sexta-feira para sábado.

Publicidade