Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

Túnel Rebouças é liberado parcialmente

Rio de Janeiro – Depois de cinco dias interditado, o Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, terá hoje uma de suas pistas reaberta. É uma tentativa da prefeitura do Rio de diminuir o caos no trânsito nas principais vias de ligação entre as zonas sul e norte da cidade e no acesso ao Centro.

A pista funcionará das 5 às 15 horas no sentido da zona sul para a norte e das 16 às 24 horas em direção contrária. Entre as 15 e as 16 horas, a via fica fechada para a inversão de mão. Durante a madrugada, fecha para facilitar as obras na outra pista.

A cidade teve ontem mais um dia de caos no trânsito nas vias alternativas ao Rebouças. Em um domingo de sol, o túnel Santa Bárbara e a praia do Flamengo ficaram congestionados. O engarrafamento alcançou ruas do Centro da cidade, sempre vazias nos fins de semana.

Mesmo com o Rebouças interditado, a prefeitura decidiu manter as pistas do Aterro do Flamengo e uma das pistas das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana fechadas durante o dia para recreação.

No Cosme Velho, onde fica um dos acessos ao Rebouças na zona sul, o trânsito ficou lento com a comemoração do dia de são Judas Tadeu. A enseada de Botafogo, outra rota alternativa, foi fechada a partir das 17 horas para um desfile da escola de samba São Clemente.

Segundo o secretário municipal de Transportes, deputado federal licenciado Arolde de Oliveira (DEM-RJ), não havia como cancelar o evento. "Não vamos deixar o problema do Rebouças, que é mais circunscrito à população motorizada, mexer no resto da cidade, porque existem compromissos de turismo e patrocínio. Decidimos que a cidade continuaria com todos os seus eventos, já prevendo que teríamos problemas no trânsito no fim da tarde'', disse.

O Rebouças foi fechado na última terça-feira à noite. Um deslizamento de terra, em conseqüência das chuvas, encobriu totalmente a entrada da galeria no sentido sul-norte. Segundo o secretário municipal de Obras, Eider Dantas, 6 mil toneladas de terra já foram retiradas. Ele prevê que a pista seja liberada amanhã ou quarta-feira, mas a previsão está condicionada a não haver novas chuvas fortes.

A prefeitura tentou usar maquinário para acelerar a limpeza e o reforço de encostas do morro onde houve o deslizamento, mas desistiu da idéia e voltou ao trabalho manual. Uma retroescavadeira, que deveria nivelar o terreno em cima da galeria, afundou no solo úmido e foi retirada ontem no período da manhã. As causas do deslizamento só serão divulgadas oficialmente em 4 de novembro, quando a Geo-Rio (responsável pela contenção de encostas) entregará um relatório ao prefeito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.