São Paulo - Deslizamento de terra mata três

São Paulo – Três pessoas morreram - sendo uma idosa, uma criança e a mãe dela – em um deslizamento de terra em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), ontem pela manhã. Segundo a Polícia Civil no município, morreram Ana Nunes das Chagas, 72; Kelli Cristina Lemes da Silva, 26; e Flávio Henrique da Silva Pereira, 11. Para o coordenador da Defesa Civil do município, José Roberto Fonseca, a chuva que atingiu a cidade durante toda a semana passada deve ter encharcado o solo e provocado o deslizamento de terra.

O desmoronamento ocorreu às 7h30 de ontem. Naquele momento, não estava mais chovendo no local. Todas as vítimas moravam na rua Professor Anísio Novaes, no bairro Pedreira, que teve três casas atingidas pelo deslizamento. Segundo Fonseca, a maioria das casas do bairro foi construída irregularmente em local inadequado para habitação. Algumas famílias, no entanto, estão no local há cerca de 70 anos e, segundo ele, não querem deixar o bairro.

CARREGANDO :)

Rio de Janeiro – Depois de cinco dias interditado, o Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, terá hoje uma de suas pistas reaberta. É uma tentativa da prefeitura do Rio de diminuir o caos no trânsito nas principais vias de ligação entre as zonas sul e norte da cidade e no acesso ao Centro.

A pista funcionará das 5 às 15 horas no sentido da zona sul para a norte e das 16 às 24 horas em direção contrária. Entre as 15 e as 16 horas, a via fica fechada para a inversão de mão. Durante a madrugada, fecha para facilitar as obras na outra pista.

Publicidade

A cidade teve ontem mais um dia de caos no trânsito nas vias alternativas ao Rebouças. Em um domingo de sol, o túnel Santa Bárbara e a praia do Flamengo ficaram congestionados. O engarrafamento alcançou ruas do Centro da cidade, sempre vazias nos fins de semana.

Mesmo com o Rebouças interditado, a prefeitura decidiu manter as pistas do Aterro do Flamengo e uma das pistas das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana fechadas durante o dia para recreação.

No Cosme Velho, onde fica um dos acessos ao Rebouças na zona sul, o trânsito ficou lento com a comemoração do dia de são Judas Tadeu. A enseada de Botafogo, outra rota alternativa, foi fechada a partir das 17 horas para um desfile da escola de samba São Clemente.

Segundo o secretário municipal de Transportes, deputado federal licenciado Arolde de Oliveira (DEM-RJ), não havia como cancelar o evento. "Não vamos deixar o problema do Rebouças, que é mais circunscrito à população motorizada, mexer no resto da cidade, porque existem compromissos de turismo e patrocínio. Decidimos que a cidade continuaria com todos os seus eventos, já prevendo que teríamos problemas no trânsito no fim da tarde'', disse.

O Rebouças foi fechado na última terça-feira à noite. Um deslizamento de terra, em conseqüência das chuvas, encobriu totalmente a entrada da galeria no sentido sul-norte. Segundo o secretário municipal de Obras, Eider Dantas, 6 mil toneladas de terra já foram retiradas. Ele prevê que a pista seja liberada amanhã ou quarta-feira, mas a previsão está condicionada a não haver novas chuvas fortes.

Publicidade

A prefeitura tentou usar maquinário para acelerar a limpeza e o reforço de encostas do morro onde houve o deslizamento, mas desistiu da idéia e voltou ao trabalho manual. Uma retroescavadeira, que deveria nivelar o terreno em cima da galeria, afundou no solo úmido e foi retirada ontem no período da manhã. As causas do deslizamento só serão divulgadas oficialmente em 4 de novembro, quando a Geo-Rio (responsável pela contenção de encostas) entregará um relatório ao prefeito.